plano de fundo

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cookie, crocante ,sem gluten, sem carboidrato

Na minha opiniao qualquer hora e hora de cookie, nao acha?! Aqui sempre tenho que ter, as criancas adoram comer e fazer. E impressionante como e facil influenciar a alimentacao de uma crianca apenas colocando ela para te ajudar na cozinha, meu ais velho sempre me deu trabalho pra comer, mas quando ele cozinha comigo, acontece um milagre, ele come tudo e fica feliz porque comeu saudavel.

Bem voltando aos cookies, ja tenho uma receita de cookie publicada que e uma delicia, mas um dia estava com vontade de tentar uma receita nova ai, e resolvi tentar essa que eu gostei, ele fica um cookie mais sequinho, deu um realce bem gostoso no chocolate, amaria ouvir a opiniao de voces.


Receita: Cookie crocante e gostoso

rende: 28 a 30 cookies pequenos

porcao por pessoa: 2 cookies

cada porcao tem 3.8g de carboidrato efetivo

Ingredientes:

1 copo e 1/4 de farinha de amendoa
3/4 de copo de coco ralado sem acucar
1 colher de cha de fermento em po
1/2 colher de cha de sal
1/2 copo de manteiga batida no processador ou no liquidificador
1/2 copo de adocante (eu uso Stevia com Erythitol)
1/2 colher de cha de extrato de baunilha
1 ovo grande
100g de chocolate com a maior porcentagem de cacau, acima de 70 de preferencia, eu usei 85%

Instrucoes:

Pre aqueca o forno em fogo baixo, pegue uma forma para cookies e forre com papel manteiga, numa tijrla media coloque todos os ingredientes secos, e misture bem, ate fica homogeneo, depois coloque o restante dos ingredientes com excessao do chocolate, e dessa vez bata com a batedeira, quando ficar uma massa de cookie, pique o chocolate e coloque na mistura.
Pegue o equivalente a uma colher de sopa e enrole como cookie, ele parece pequeno, mas ele cresce bastante, ou enrole toda a massa como se fosse um bastao e corte com a faca, mas faca uma circunferencia pequena. Coloque no forno por volta de 13-15 minutos, o ponto e quando ao redor do cookie esta douradinho e firme, espere esfriar um pouco e sirva.







34 comentários:

  1. Q legal, não vai farinha de coco, só coco ralado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e! Nao sei porque tinha escrto farinha de coco rs*

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pode sim, so nao sei se a quantidade vai mudar, experimente e adpte

      Excluir
    2. Boa tarde. Quando diz 1/2 copo de adoçante, vc quer dizer em pó ou líquido? Se for líquido, qual seria a quantidade?

      Excluir
    3. Eu so uso em po! Entao use e va verificando se esta a seu gosto.

      Excluir
  3. Boa tarde aqui em minha cidade não encontrei a farinha de amendoas, gostaria de saber se posso trocar por farinha de castanha de cajú. Carlos Eduardo, Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  4. Ola Dudu, eu nunca usei farinha de castanha, eu acrdeito que deve ficar bom, gostaria de saber de vc se fizer, mas quanto a farinha de amendoa, voce pode comprar on line, e bem barata tb, beijios

    ResponderExcluir
  5. Cynthia, fiz os cookies e curti bastante :) Mas só depois vi que a minha stevia é "expandida" com maltodextrina! Queria arremessar tudo na parede hahahah. Qual marca de stevia com eritritol você compra e onde? Abraços e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao sei onde vc mora, mas aqui eu uso erythinol com Stevia, esses sao os unicos ingredientes do adocante, matodextrina e pior que acucar e quimico, e extremamente cancerigeno, fico longe dela! Nao conheco uma marca especifica no Brasil, mas vou me informar sobre marcas

      Excluir
    2. Xilitol - O Xilitol tem um índice glicêmico muito baixo, ao contrário do açúcar tradicional e do xarope de milho, os quais contem grande quantidade de frutose, que leva à resistência à insulina e colabora para os problemas metabólicos, quando consumidos em excesso.
      Enquanto isso, o Xilitol contém frutose zero. E isso é ótimo.
      Para explicar melhor, vale dizer que o índice glicêmico refere-se a uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue.
      No caso do Xilitol é de apenas 7, em comparação com o açúcar comum, que tem índice glicêmico de 60-70.

      Excluir
  6. Oie, adorei a receita, vou testar hehehe
    posso substituir a manteiga e a stevia pelo que?
    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myla, nao sei como devo responder sua pergunta. Mateiga e adocante natural fazem parte no meu estilo de vida, e sao saudaveis. Nao deixe de compartilhar com a gente quais foram suas substituicoes e o porque delas. beijos

      Excluir
  7. Passa o site onde acho essa farinha de amêndoas

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria do site para comprar a farinha de amêndoa e o adoçante que você usa. Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Pode substituir farinha de amêndoas por farinha de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca substitui. Mas acredito que possa sim, a unica coisa e que vc deve ter que usar mais manteiga pra dar a mesma consistencia.

      Excluir
  10. O copo que vc usa é de quantos ml? É que aqui em casa tenho vários tamanhos de copos, não sei qual usar pra fazer a medida do cookie. Não seria melhor colocar a medida em xícaras de chá ou gramas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil deaculpas, minhas rwceiyas mais aguaos ja eatao em gr. 1 copo seria 240g e 1/4 seria 60. Beijinhos

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! A manteiga que é usada para bater no liquidificador é congelada, resfriada, temperatura ambiente ou derretida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser de qualquer jeito, menos congelada. Melhor ambiente.

      Excluir
  13. Obrigada amada,por compartilhar conosco vou fazer, grande abraço ������

    ResponderExcluir
  14. Posso substituir a manteiga pelo que? Óleo de coco?

    ResponderExcluir
  15. Posso substituir a manteiga pelo que? Óleo de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode substituir a manteiga pelo oleo de coco e vice e versa. Respondi sua pergunta corretamente? Beijinhos

      Excluir
    2. Então, 1/2 copo de adoçante seriam 150g de adoçante em pó? oO

      Excluir
  16. Comecei a uma semana essa dieta eatou amando E fui procurar sugestoes acbei achando seu blog estou amando as receitas Maravilhoso mesmo

    ResponderExcluir
  17. quantas unidades se pode comer sem engordar?

    ResponderExcluir
  18. Oi, Eu comprei Stevita em pó para cozinhar, sirve? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Fica crocante esse cookie? Pq fiz uma receita muito similar e ficou macio, queria crocante.

    ResponderExcluir