plano de fundo

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como se alimentar, ideias de cardapio


Vou postar aqui exemplos de refeições minhas pra que vocês possam mais ou menos com o orçamento e gosto de cada um, fazer adaptações, mas o meu objetivo e provar que a transição e mudança e possível e não e tão difícil e cara quanto vocês pensam... E vou provar:

Exemplo de cafe da manha tradicional brasileiro:

1 copo de suco de laranja, 1 fatia de pão integral ou frances com presunto e queijo e uma fruta qualquer

Ou 1 tigela com leite desnatado e cereal e frutas

Exemplo de cafe da manha low carb:

1 xicara de chá ( hortelã, erva cidreira,...), 1 pãozinho low carb com presunto e queijo e manteiga
1 omelete, ou ovo mexido com queijo, presunto ou salame ou ate bacon, espinafre e tomate com um suco de limão com adoçante ou sem açúcar
Ta com pressa??? Tome um shake de whey protein batido com leite INTEGRAL, ou de coco ou amêndoa, com 2 nozes e morango.
Ou... Iogurte natural integral sem açúcar, com adoçante, misture seu whey nele.

E ai, o que acharam? Sentem que esta faltando algo pra complementar?

 Almoço tradicional brasileiro:

Salada com alface e tomate, arroz, feijão, um tipo de carne, e uma porção de verduras
Ou um prato de salada, macarrão integral e carne magra com um pãozinho

Almoço low carb:

Salada de alface com agrião e tomate, um file de peixe, ovo cozido e abobrinha refogada na manteiga com queijo e cebola.

Salada de rúcula com queijo parmesão, suco de limão e azeite, um file de frango, repolho cortado e refogado na manteiga com cebola e alho e se gostar com bacon picadinho

Salada de espinafre, rúcula e tomate, com um bife grelhado, cream cheese, macadamias ( ou nozes, de sua preferencia) com ovo cozido.

Salada de agriao e tomate, com "macarrao de repolho" com molho pesto e queijo parmesão, e almôndegas.

E melhor, sem precisar controlar porções e com direito a sobremesa todos os dias..

Jantar tradicional brasileiro:

Eu sempre comia um lanche na janta, porque achava leve e fácil de fazer.

Jantar low carb:

Como uma das opções de almoço acima, porque são fáceis e rápidas de preparar, ou faço uma panqueca com farinha de amêndoa ou coco ( vou colocar a receita logo mais), ou faço meu lanchinho no pão low carb com requeijão, presunto e alface e tomate, faco um hamburguer, porem ao invés de usar um pão ( posso usar o low carb ) uso uma folha de alface e coloco  coloco o queijo, bacon, maionese, molho de tomate... Ou faço a pizza low carb, por que não uma fritata, com muito queijo, tomate, espinafre e ervas frescas...

Sim, e um novo estilo de vida, vai exigir tempo, planejamento, muitos neuronios no cardápio porque são mudanças, por isso faca 1 dia de cada vez, quando menos perceber será mais fácil montar algo sem muito pensamento e criatividade. Mas não coma todos os dias a mesma coisa pra não enjoar. E pro metabolismo se manter bem rápido, ele também não gosta de ter todos os dias o mesmo alimento, fica lento de cara.

Dica: sempre tenha na geladeira uma sobremesa pronta, sempre tenha no freezer o pãozinho pronto, que e só esquentar no microondas, pizza tb pode deixar congelada e esquente ou só deixe a massa e faca o resto na hora. Ahh hoje não da de jeito nenhum pra cozinhar, ou tem um jantar com amigos, trabalho, ... Eu também como fora, faca as adaptações necessárias na hora de pedir ou se servir, evite os pãezinhos, substitua as porções de carboidratos por verduras na mantega e no vapor, restaurante italiano, peca uma salada caprichada ao invés da massa ou pizza, sim e difícil, eu também odeio chamar atenção nesse sentido, mas prefiro assim do que chegar em casa com o sentimento de que falhei, quebrei minha dieta.

Próximo post: quanto custa se alimentar low carb, os produtos são muito mais caros que os que estamos acostumados? Aguarde...

Beijos!!!

6 comentários:

  1. Boa noite...me chamo Ana Paula e estou na dieta a 2 dias minha dúvida é, posso substituir a farinha de amêndoa pela de linhaça dourada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana Paula, sim voce pode usar a farinha de linhaca, mas provavelmente deve aumentar a quantiade do liquido ou ovos que pede na receita. Beijinhos. ;)

      Excluir
  2. Boa noite...me chamo Ana Paula e estou na dieta a 2 dias minha dúvida é, posso substituir a farinha de amêndoa pela de linhaça dourada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paula, voce pode consumir linhaca dourada sim. Quanto as subtituicoes vc vai ter que testar, a farinha de linhaca da uma textura diferente e vc provavelmente devera usar mais agua e ou ovos nas receitas. beijinhos

      Excluir
  3. Oi boa noite, amando suas receitas, mais uma dúvida, o que vc diz da farinha de aveia, pode usar? Na falta da farinha de amêndoas ela pode ser uma opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Manu, super obrigada! Quanto a aveia eu pessoalmente nao uso, porque tenho sindrome metabolica e graos costumam ter indice glicemico alto, se fizer parte da sua alimentacao use. Uma boa substituicao para a farinha de amendo e a farinha de coco, vc pode fazer em casa, porem vai precisar de mais ovos e aguia pra atingir os mesmo resultados. beijinhos

      Excluir